Mulheres que tiveram câncer de mama participam do Desfile Rosa
Atividade integra programação especial da Prefeitura pelo Outubro Rosa, neste domingo (22/10), das 8h às 12h, no Parque Chico Mendes
Um momento para celebrar a vitória das mulheres sobre o câncer de mama. É com esse espírito que a Prefeitura realiza o Desfile Rosa. O evento integra a programação especial pelo Outubro Rosa, mês de prevenção à doença, que acontecerá neste domingo (22/10), das 8h às 12h, no Parque Socioambiental Chico Mendes.
A atividade principal será a caminhada ao redor do parque. Os participantes são convidados a vestirem roupas na cor rosa em referência à campanha. Haverá ainda aulão de zumba, teatro, música e orientação sobre o autoexame, que auxilia no diagnóstico precoce da doença e aumenta as chances de cura. Além disso, haverá distribuição gratuita de cerca de 200 camisetas para as primeiras pessoas que se cadastrarem no site da Prefeitura, www.hortolandia.sp.gov.br. A programação especial pelo Outubro Rosa deste domingo faz parte do programa Viva Mais, que visa garantir melhor qualidade de vida à população.
O Desfile Rosa, marcado às 9h30, contará com a participação de oito mulheres que conseguiram se curar do câncer de mama. Elas desfilarão com roupas doadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funsol), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Nesta quinta-feira (19/10), as participantes se reuniram para o ensaio do desfile e escolha das roupas no Funsol, que fica dentro do HORTOFÁCIL.
A presidente do Funsol, Leila Dobelin, ressalta que o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção. “Além disso, tem o lado da autoestima. Mostrar que essas mulheres hoje estão bem após terem vencido a batalha contra o câncer de mama”, destaca.
FORÇA PARA VENCER
Uma das mulheres que participarão do desfile é Ruth Viana Nogueira, de 45 anos. Moradora do Jardim Santana, ela teve a doença há 10 anos. Ruth conta que, um dia, enquanto ajudava o marido em uma tarefa em casa, sentiu um caroço. Após fazer exames, veio a confirmação de que tinha a doença. “Durante o tratamento, que durou um ano e dois meses, meu marido e meu filho me ajudaram bastante”, salienta. Para Ruth, participar do desfile é a realização de um sonho. Ela aproveita para deixar uma mensagem positiva às mulheres que estão com a doença ou em tratamento. “Seja forte e tenha fé que você também vencerá essa batalha”, destaca.
Coragem para encarar a doença de frente. Foi com essa atitude que Ireni Assis Reis, de 49 anos, conseguiu vencer o câncer de mama. Moradora no Jardim Santa Luzia, ela conta que teve a doença em 2014. “Descobri ao fazer mamografia”, diz. Ireni ressalta que o apoio da família foi importante para superar a batalha. “A família é tudo!”, resume. Ela explica que participará do desfile em apoio à causa. “Será o momento de eu falar sobre a doença e de levantar o astral das pessoas. Meu lema é esse: coragem!”, destaca.
Outra mulher que participará do desfile é Elisabetta Brighetti, de 66 anos. Moradora do bairro Chácaras Fazenda Coelho, ela conta que descobriu ter câncer de mama em abril deste ano. “Recebi bem e não me abalei. Eu aceitei a doença”, diz. Elisabetta teve que fazer cirurgia e colocar uma prótese. Após enfrentar a radioterapia, ela já iniciou a quimioterapia. Confiante de que vencerá a batalha, Elisabetta ressalta que o câncer de mama mudou sua visão de mundo. “A doença me fez ver a vida de outra maneira. Ela me deu mais força. É por isso que participarei do desfile: para mostrar que o câncer de mama é vida, é crescimento, é poder”, afirma.




