Logo
 Imprimir esta página

Mulheres que tiveram câncer de mama participam do Desfile Rosa

Mulheres que tiveram câncer de mama participam do Desfile Rosa

Atividade integra programação especial da Prefeitura pelo Outubro Rosa, neste domingo (22/10), das 8h às 12h, no Parque Chico Mendes 

Um momento para celebrar a vitória das mulheres sobre o câncer de mama. É com esse espírito que a Prefeitura realiza o Desfile Rosa. O evento integra a programação especial pelo Outubro Rosa, mês de prevenção à doença, que acontecerá neste domingo (22/10), das 8h às 12h, no Parque Socioambiental Chico Mendes. 

A atividade principal será a caminhada ao redor do parque. Os participantes são convidados a vestirem roupas na cor rosa em referência à campanha. Haverá ainda aulão de zumba, teatro, música e orientação sobre o autoexame, que auxilia no diagnóstico precoce da doença e aumenta as chances de cura. Além disso, haverá distribuição gratuita de cerca de 200 camisetas para as primeiras pessoas que se cadastrarem no site da Prefeitura, www.hortolandia.sp.gov.br. A programação especial pelo Outubro Rosa deste domingo faz parte do programa Viva Mais, que visa garantir melhor qualidade de vida à população. 

O Desfile Rosa, marcado às 9h30, contará com a participação de oito mulheres que conseguiram se curar do câncer de mama. Elas desfilarão com roupas doadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funsol), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Nesta quinta-feira (19/10), as participantes se reuniram para o ensaio do desfile e escolha das roupas no Funsol, que fica dentro do HORTOFÁCIL.  

A presidente do Funsol, Leila Dobelin, ressalta que o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção. “Além disso, tem o lado da autoestima. Mostrar que essas mulheres hoje estão bem após terem vencido a batalha contra o câncer de mama”, destaca.

FORÇA PARA VENCER

Uma das mulheres que participarão do desfile é Ruth Viana Nogueira, de 45 anos. Moradora do Jardim Santana, ela teve a doença há 10 anos. Ruth conta que, um dia, enquanto ajudava o marido em uma tarefa em casa, sentiu um caroço. Após fazer exames, veio a confirmação de que tinha a doença. “Durante o tratamento, que durou um ano e dois meses, meu marido e meu filho me ajudaram bastante”, salienta. Para Ruth, participar do desfile é a realização de um sonho. Ela aproveita para deixar uma mensagem positiva às mulheres que estão com a doença ou em tratamento. “Seja forte e tenha fé que você também vencerá essa batalha”, destaca.

Coragem para encarar a doença de frente. Foi com essa atitude que Ireni Assis Reis, de 49 anos, conseguiu vencer o câncer de mama. Moradora no Jardim Santa Luzia, ela conta que teve a doença em 2014. “Descobri ao fazer mamografia”, diz. Ireni ressalta que o apoio da família foi importante para superar a batalha. “A família é tudo!”, resume. Ela explica que participará do desfile em apoio à causa. “Será o momento de eu falar sobre a doença e de levantar o astral das pessoas. Meu lema é esse: coragem!”, destaca.

Outra mulher que participará do desfile é Elisabetta Brighetti, de 66 anos. Moradora do bairro Chácaras Fazenda Coelho, ela conta que descobriu ter câncer de mama em abril deste ano. “Recebi bem e não me abalei. Eu aceitei a doença”, diz. Elisabetta teve que fazer cirurgia e colocar uma prótese. Após enfrentar a radioterapia, ela já iniciou a quimioterapia. Confiante de que vencerá a batalha, Elisabetta ressalta que o câncer de mama mudou sua visão de mundo. “A doença me fez ver a vida de outra maneira. Ela me deu mais força. É por isso que participarei do desfile: para mostrar que o câncer de mama é vida, é crescimento, é poder”, afirma.

Município de Hortolândia - CNPJ: 67.995.027/0001-32 Todos os direitos reservados.